Sabático: como sair de férias por seis meses

Por vários meses, saia da rotina, faça uma viagem ao redor do mundo, envolva -se em educação, escreva um livro ou relaxe e tente se encontrar e depois retorne à sua vida anterior. Acontece que isso é possível. Este fenômeno tem um nome – sabático.

O termo “sabático” é traduzido como “pare de fazer”. A etimologia está diretamente relacionada à Bíblia e ao conceito de sábado, que significa “dia sagrado de descanso”. O Sabático é chamado de férias parcialmente pagas ou não pagas de três meses a um ano com uma preservação garantida do local de trabalho. Em outras palavras, este é um tempo de tempo profissional. Os sábados apareceram em Harvard no século XIX. Após seis anos de trabalho, os professores receberam o direito de sair de férias criativas anuais para escrever livros e obras científicas. Ao mesmo tempo,

metade do salário foi preservado atrás deles.

Esta é uma variação mais atenciosa de downshipting: escapar com a capacidade de retornar. Os Dawnhifters abandonam tudo e mudam suas vidas irrevogavelmente, escapando do escritório “escravidão” em países exóticos ou deserto rural. Sabático tem um horário de término. É mais lucrativo para a liderança dar a um quadro valioso a oportunidade de relaxar e voltar com novas forças do que perdê -la completamente. Sabático não só pode economizar de esgotamento profissional, mas também aumentar a eficiência e a motivação de um funcionário. Especialmente quando ele passa um tempo limite em estudo ou treinamento avançado.

“Usamos essa prática quando estamos interessados ​​na retenção a longo prazo de um funcionário que será difícil de encontrar um substituto devido à sua experiência, profissionalismo ou liderança excepcional e qualidades humanas”, explica Galina Sedykh, Henkel Russia HR Director. – Muitas vezes, licença longa é tirada em caso de problemas na família ou com a saúde, bem como para aumentar seu nível de educação. Ao tomar uma decisão, eles levam em consideração a situação individual do funcionário “.

As estatísticas confirmam que hoje a idéia de um sabático é bastante procurada. Cerca de 29% das empresas americanas fornecem aos funcionários que. Entre eles estão gigantes como Google, Intel, IBM e eBay.

O que fazer?

“O Sabático pode ajudá -lo a revelar o potencial, desde que você realmente se envolverá em desenvolvimento e não deitará no sofá”, diz Daria Travinskaya, chefe do Centro Psicológico “Quinta temporada”. – o novo não virá por si só. Você precisa deixar a zona de conforto, correr riscos. Então, um ano depois, no espelho, você pode ver um completamente diferente, mais feliz, percebido, integral e possivelmente pessoa. Além do conhecimento adquirido, você pode entender a si mesmo e a suas aspirações, delinear um plano de ação “.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *